Congelamento de espermatozoide
o que é Congelamento de Espermatozoide?
A criopreservação ou congelamento de espermatozoide é um método muito efetivo para armazenar o sêmen do homem para uso futuro em tratamentos de reprodução assistida como fertilização in vitro e inseminação artificial.
Em que casos é indicado o congelamento de sêmem?
Esta técnica é indicada para:
- Pacientes com câncer: é altamente recomendado que o sêmen seja coletado antes do início da terapia para o câncer (quimioterapia ou radioterapia), pois a qualidade da amostra e integridade do DNA espermático podem se comprometer mesmo depois de uma única sessão. O tratamento oncológico, em alguns casos, pode levar à diminuição e ou até à extinção definitiva da produção espermática do homem;
- Pré-vasectomia: como forma de evitar procedimentos futuros de punção de epidídimo ou de testículo, em casos de arrependimento;
- Jovens que desejam postergar a paternidade: atualmente tem se discutido essa indicação para homens que planejam postergar a gravidez para depois dos 40 anos, dado que após essa idade aumentam a incidência de infertilidade e de alterações genéticas na prole.
Como é feito o o congelamento?
Após coleta do sêmen, a amostra é preparada cuidadosamente pela nossa equipe de andrologia e armazenada em tanque de nitrogênio líquido a -196C. Os espermatozoides criopreservados podem ficam congelados por tempo indeterminado.