Análise Seminal
Em aproximadamente um terço dos casos de infertilidade dos pacientes, há um fator masculino envolvido
O exame mais importante para avaliar a capacidade reprodutiva dos homens é o Espermograma. A partir de uma amostra seminal coletada por meio de masturbação, é possível avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, de acordo com critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde. O Lab For Life possui uma sala reservada para a realização do exame.
Como é realizada a análise?
A amostra de sêmen coletada é enviada ao laboratório, onde são realizados dois tipos de análise:
- Macroscópica que avalia as condições da amostra como o volume, viscosidade, liquefação, coloração e pH.
- Microscópica que avalia a concentração, a motilidade total e progressiva, a vitalidade e morfologia dos espermatozoides. Também são medidas as quantidades de leucócitos no esperma (células de defesa do nosso corpo).
Os dados encontrados podem ajudar a diagnosticar as possíveis causas da infertilidade
Outros exames complementares ao espermograma podem ser solicitados para um diagnóstico mais preciso e também podem ser realizados no Lab For Life:
- Fragmentação de DNA espermático. Espermatozoides com fragmentação de DNA alterada está relacionado a má qualidade embrionária, não gravidez e abortos de repetição.
- Dosagem de carga viral. Pacientes com sorologia positiva, como Hepatite, HTLV e HIV podem dosar a carga viral na amostra seminal para que no tratamento de fertilização seja utilizada a amostra testada e livre de qualquer contaminação.